Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

É uma competição criativa anual aberta a todos os jornais e revistas de circulação impressa - diária ou não diária - publicados em Moçambique, que visa estimular a criatividade no Design de jornais, revistas e outras publicações impressas.


SAVANA, EXAME, CAPITAL, O NACIONAL E PÃO COM BADJIA, OS GRANDES VENCEDORES DO BEST MEDIA DESIGN


Som, luz, glamour e convidados VIP, marcaram a Gala da primeira edição do Best Media Design que teve lugar, sexta feira última, no Hotel Girassol, em Maputo. O semanário Savana, a Revista Exame, a Revista Capital, o jornal O Nacional e a Revista Pão Com Badjia foram os grandes vencedores da noite num evento que foi aglamourado por Cheny wa Gune e a Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola
Falando na abertura do evento o Director Geral da ZOOM Publicidade e Marketing, Luís Bila afirmou que evento se realiza numa altura em que o mundo assiste a mudanças na sua visão comunicacional, pois hoje comunicar na imprensa escrita não se cinge apenas ao texto e à imagem fotográfica porém nos obriga a acoplar à infografia, à ilustração e ao cartoon e, desta forma, contribuir não só para uma comunicação mais elucidativa, mas educativa.
O cuncurso, que cujo grande vencedor foi a revista MozCeleb, que conquistou dois prêmios (Melhor Ilustração Fotográfica, Melhor Design de Capa de Revista) e uma menção honrosa pelo melhor projecto gráfico, é realizado pela primeira vez em Moçambique, visa essencialmente, segundo os organizadores, estimular a imaginação no design de revistas, jornais e outras publicações, o que, como disseram, levará a uma competição entre os diversos órgãos nacionais.
Na noite foram ainda atribuídos os prêmios Melhor Design de Capa de Jornal ao Jornal Desafio; Melhor Design de Capa de Revista a Revista Moz Celeb; Melhor Cartoon ao semanário Savana; uma menção honrosa na categoria de melhor Infografia à Revista Exame; Melhor Projecto Gráfico De Revistas para a Revista Pão Com Badjia e, na mesma categoria, uma Menção Honrosa à Revista Moz Celebe; Melhor Ilustração Digital para a Revista Capital; Melhor Ilustração Fotográfica à Revista Moz Celeb e Revelação ao Jornal “O Nacional”
De referir que, segundo o júri, na categoria Melhor Projecto Gráfico de jornal dos trabalhos concorrentes não foi Apurado nenhum vencedor.
Para Verónica Macamo, Presidente da Assembléia da República, num mundo cada vez mais globalizado, onde as nossas fronteiras entre Estados são ténues e com a integração Regional cada vez mais assentada, a comunicação deixou de ser apenas o conjunto de texto e imagem e passou a ser a miscigenação não só destas duas componentes, mas de ilustração, infografia e cartoon.
Ainda na mesma noite foi galardoado o Jornal Notícias, por ser o maior e mais antigo do país e estar a demonstrar uma grande evolução e melhoria na sua composição gráfica e comunicação visual, e que, segundo a empresa ZOOM, organizadora do evento, que decorreu sob o lema “Celebrando a Excelência na Comunicação Visual”, o jornal Notícias foi distinguido pela sua criatividade e tempo de existência, pois não só é pioneiro, como também é o maior e mais antigo jornal do país.
A entrega do galardão foi feita pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, ao Director do jornal Notícias, Jaime Langa. Ela destacou que a homenagem ao matutino se justifica porque ao longo dos anos demonstrou uma constante adaptação às necessidades do mercado no concernente à passagem da sua imagem de preto e branco para uma imagem a cores, com design atractivo e inovador.
Momentos após receber a distinção, uma estatueta e um quadro de honra, o Director Jaime Langa referiu que a homenagem premeia uma máquina que por detrás trabalha incansavelmente para trazer ao público um bom produto, o que só é possível na medida em que o mesmo consegue se adaptar às mudanças ao longo do tempo.
“O jornal tem pautado pela mudança porque tende a incorporar não só a escrita, mas também a imagem e a atracção através do design. Hoje, temos 30 por cento do nosso conteúdo representado em imagem. O prémio é um desafio para que continuemos a inovar a sermos líderes e alcançarmos altos patamares no futuro”, sublinhou.
CELEBRANDO A EXCELÊNCIA NA COMUNICAÇÃO VISUAL

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D